+ Quem Somos

Um contributo decisivo para a afirmação nacional e internacional do Cinema Português. A aposta em novos realizadores e uma relação contínua com realizadores consagrados

Criada em 2006, a ALFAMA FILMS PRODUCTIONS – REPRESENTAÇÃO PERMANENTE EM PORTUGAL vem dar continuidade ao trabalho de mais de 30 anos do produtor PAULO BRANCO, e conta já no seu catálogo com 24 longas-metragens, 2 mini-séries, 1 curta-metragem -  filmes de realizadores talentosos e singulares, muitos consagrados, outros a darem ainda os seus primeiros passos, uma vez que apostar em novos realizadores foi desde sempre a filosofia de Paulo Branco.

Paulo Branco, já́ produziu cerca de 300 filmes, de realizadores como Manoel de Oliveira, David Cronenberg, Wim Wenders, João César Monteiro, Raul Ruiz, Valeria Sarmiento, Alain Tanner, Werner Schroeter, Pedro Costa, André Téchiné, Andrzej Zulawski, Michel Piccoli, Christophe Honoré ou Paul Auster.

Com uma carreira reconhecida a nível internacional como produtor, é também distribuidor e exibidor em Portugal e em França, tendo vindo a dar ao cinema independente uma enorme dinamização e visibilidade internacional ao longo das últimas três décadas.

Os seus filmes são presenca assídua nos principais festivais de cinema do mundo: Cannes, Veneza, Berlim, Nova iorque, Toronto, Tóquio, São paulo, entre outros, tendo já sido júri dos Festivais de Berlim em 1999; Veneza no ano de 2005, Roterdão em 2006, Lecce e Locarno (presidente do Júri) em 2011.

É o Director do Lisbon & Estoril Film Festival, evento lançado em 2007 e que, ao longo das suas 9 edições, já contou com a presença de personalidades como David Lynch, Pedro Almodovar, Bernardo Bertolucci, Francis Ford Coppola, David Cronenberg, Juliette Binoche, Catherine Deneuve, Fanny Ardant, Lou Reed, Stephen Frears ou John Malkovich.

Em 1997, o Parlamento Europeu, em Estrasburgo, concedeu- lhe o título de “Melhor produtor europeu”, e em 2004 recebeu o título de Oficial da Ordem das Artes e das Letras da República Francesa.

A Alfama Films aparece com objectivos muito concreto – abrir um novo leque de possibilidades que alavanquem uma cada vez maior interligação entre sociedades de produção de cinema (co-produções internacionais) e, consequentemente, uma partilha de culturas cinematográficas.

Assume, com convicção, a sua função primordial: contribuir para a afirmação nacional e internacional dos autores portugueses, pretendendo ser uma placa giratória de promoção/internacionalização dos filmes portugueses no mundo.

Em poucos anos, a ALFAMA FILMS ocupa já um lugar de relevo no panorama mundial, não só pela inegável qualidade artística e cultural dos seus projectos, já estreados ou em preparação mas, e acima de tudo, pelos resultados únicos de exploração nacional e internacional das obras produzidas.

O seu catálogo de filmes tem já uma presença ímpar nos principais festivais de cinema : POSTO-AVANÇADO DO PROGRESSO teve a sua ante-estreia mundial recentemente na Berlinale, CASANOVA VARIATIONS esteve em competição em San Sebastián em 2014, LA CHAMBRE BLEUE foi seleccionado para o Festival de Cannes na secção Un Certain Regard, MON ÂME PAR TOI GUÉRIE esteve em competição de San Sebastián em 2013, LES LIGNES DE WELLINGTON de Valeria Sarmiento esteve em competição no Festival de Veneza 2012, COSMOPOLIS de David Cronenberg esteve em competição no Festival de Cannes 2012. MISTÉRIOS DE LISBOA de Raúl Ruiz recebeu o Prémio Louis Delluc 2010, o Prémio de Melhor Realizador em San Sébastian, e teve um sucesso mundial único, CENDRES ET SANG de Fanny Ardant foi apresentado na Selecção Oficial Fora de Competição no Festival de Cannes 2009. NUIT DE CHIEN de Werner Schroeter esteve em competição no Festival de Veneza de 2008. QUATRE NUITS AVEC ANNA de Jerzy Skolimowski foi o filme de abertura da Quinzaine des Réalisateurs no Festival de Cannes 2008. LES CHANSONS D’AMOUR de Christophe Honoré esteve em competição oficial no Festival de Cannes 2007.

 

Curriculum Alfama Films Portugal [+]

Curriculum Paulo Branco [+]

Entrevista com Paulo Branco [+]

 

 

EQUIPA:

Produtor Executivo – Paulo Branco
paulob@alfamafilmsportugal.com

Gerente e Responsável de Produção Cinematográfica – Ana Pinhão Moura
ana.pm@alfamafilmsportugal.com

Direcção de Arte – Isabel Branco
info@alfamafilmsportugal.com

Vídeo – Tiago Augusto
info@alfamafilmsportugal.com

Design – Catarina Sampaio, André Carvalho
info@alfamafilmsportugal.com 

 


+ Comprar

DVDs

?
Se ainda não está registado, faça agora o seu registo.

+ Newsletter

Subscreva aqui a
Newsletter


+ Pub

+ Pesquisa


+ Siga-nos em

f f f f f